A Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), abriu inscrições para interessados em obter a permissão de uso de uma loja na Central de Artesanato Mestre Dezinho, localizada em Teresina. O objetivo da iniciativa é fomentar a promoção e comercialização do artesanato local, incentivando a inovação e o respeito às tradições culturais do estado.
A loja, com área de 40 m² (29 m² no térreo e 11 m² no mezanino – que é uma estrutura elevada situada entre o piso principal e o teto do edifício, possuindo uma escada), está disponível para pessoa física ou jurídica que tenha interesse em alavancar o mercado artesanal do Piauí.
O aluguel mensal da loja será de R$ 520, além de encargos e taxas previstas no regimento interno da Central de Artesanato Mestre Dezinho. O contrato terá duração de um ano, com possibilidade de renovação, e a inauguração da loja deverá ocorrer até 31 de janeiro de 2025.
Como participar?
As inscrições são realizadas, exclusivamente de forma online, até o dia 13 de dezembro de 2024. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário (clique aqui) e enviar um portfólio (em formato PDF) que descreva detalhadamente a proposta comercial para a loja.
O portfólio deve conter informações sobre os produtos a serem comercializados, a relação destes com o artesanato tradicional e contemporâneo do Piauí, além de inovações no conceito da loja e a apresentação dos produtos.
Durante o processo de seleção, serão avaliadas as propostas com base em critérios como a tipicidade dos produtos, a inovação no conceito da loja, a diversidade em relação aos produtos já disponíveis na Central de Artesanato Mestre Dezinho e a apresentação dos itens, com especial atenção à valorização do artesanato local.
Os selecionados terão responsabilidades importantes, como o pagamento do aluguel, a segurança das mercadorias, a manutenção do espaço e a comercialização de produtos que promovam o artesanato piauiense. Além disso, os lojistas devem garantir a inovação constante nos produtos oferecidos e cumprir com todas as normas de segurança e regulamentação estabelecidas.
Cronograma
Abertura das inscrições: 30 de novembro de 2024
Prazo para envio das candidaturas: 13 de dezembro de 2024
Publicação dos resultados: 17 de dezembro de 2024
Prazo para encaminhamento de recurso:23 de dezembro de 2024 a 2 de Janeiro de 2025
Prazo para análise de recurso:03 de Janeiro de 2025
Homologação do contemplado:07 de Janeiro de 2025
Assinatura do contrato:09 de Janeiro de 2025
Início da montagem da loja: 10 de janeiro de 2025
Prazo máximo para inauguração da loja: 31 de janeiro de 2025
Confira aqui o edital.
Mín. 27° Máx. 40°