A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) foi agraciada nesta sexta-feira (29) com a homenagem "Nejur Teçá", durante a Semana da Justiça Restaurativa 2024, que este ano teve como tema "Justiça Restaurativa: Conectando vidas e promovendo paz". O evento, realizado no auditório da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), celebrou iniciativas que têm transformado vidas e comunidades por meio de práticas restaurativas, tanto dentro quanto fora do Sistema Judiciário.
Para a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, este prêmio é o reconhecimento de um trabalho que tem sido consolidado no âmbito da entidade. "Graça ao esforço das equipes que, diariamente, trabalham junto aos adolescentes e servidores para criar um ambiente de diálogo, respeito e convivência harmoniosa, características essenciais em espaços socioeducativos. É o segundo ano que somos premiados juntamente com outros órgãos/pessoas e entidades da sociedade civil”, afirma.
“Este ano, avançamos com a criação do Núcleo de Práticas Restaurativas e Bem-Estar do Servidor, uma iniciativa que visa coordenar, acompanhar e impulsionar essas atividades, não só direcionadas aos adolescentes, mas também aos servidores. Implementamos círculos de construção de paz, tanto para a mediação de conflitos quanto de forma preventiva, além de círculos de acolhimento e confraternização. Este reconhecimento não é apenas meu, enquanto presidente da instituição, mas de toda a equipe que se dedica a tornar isso possível. Foi uma grata satisfação receber a homenagem, e vamos continuar avançando", completa Sorimar Sabóia.
O nome da homenagem, "Teçá", que significa "olhos atentos", presta tributo aos povos indígenas, cujas sabedorias ancestrais têm inspirado práticas restaurativas circulares, promovendo diálogo e compreensão mútua como ferramentas para a resolução de conflitos.
A juíza Larissa Tupinambá, coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA), destacou o impacto positivo das práticas restaurativas promovidas pela Funac.“A homenagem Neju Teçá é um reconhecimento expresso do Tribunal de Justiça do Maranhão, através do Núcleo de Justiça Restaurativa, a todos que contribuem para difusão das ferramentas restaurativas em nosso estado, sejam facilitadores, instituições, parceiros ou colaboradores. É a instrumentalização do apoio e suporte do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa a cada iniciativa que planta uma semente neste percurso de sair da caixa e olhar para além de um modelo tradicional e engessado, arraigado numa responsabilidade calcada na culpa que não gera reflexão nem harmonia”, comenta a juíza.
“A Funac, no sistema Socioeducativo, tem feito um trabalho revolucionário, buscando, através de práticas circulares, a responsabilização consciente dos adolescentes com o propósito de reparar o dano provocado e restaurar as relações impactadas pelo conflito. Neste sentido, a concessão do prêmio é uma demonstração do acerto da política pública desenvolvida pela Fundação e da parceria do Núcleo de Justiça Restaurativa para a consecução deste objetivo”, complementa Larissa.
Mín. 27° Máx. 40°