Na manhã desta sexta-feira (29), foi realizada uma cerimônia de comemoração alusiva aos 25 anos de criação do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). Na ocasião foram entregues as medalhas do Mérito de Ensino Integrado de Segurança aos Policiais Civis e Militares e, ainda, os diplomas de “Amigo do Iesp” às autoridades e servidores que contribuíram na construção do Instituto.
O Iesp foi criado no dia 17 de novembro de 1999 e tem como uma de suas principais missões formar e capacitar os agentes que fazem parte do Sistema Estadual de Segurança Pública, assim como os que compõem a esfera municipal. Além disso, hoje o Instituto atende também na formação superior dos agentes de segurança, ofertando cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, habilitados pelo Ministério da Educação.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social em exercício, Luciano de Oliveira, ressalta o trabalho realizado pelo Iesp e a sua importância para a formação e qualificação dos agentes de segurança pública do Pará.
“Hejo o Iesp comemora seus 25 anos com avanços significativos na sua gestão, reforçando ainda mais sua importância e relevância fundamental na formação dos agentes de segurança. Todos que fazem parte do Sistema de Segurança Pública do Pará tiveram sua formação iniciada e construída com o apoio do Instituto. Além disso, hoje ele oferece também cursos de qualificação mais avançados, com nível de graduação ao ensino superior, o que demonstra todo um trabalho de aprimoramento e valorização desse agente, oferecendo a ele a oportunidade de graduar e se especializar na área da Segurança”, disse Ualame Machado.
Para o diretor do Iesp, coronel da Polícia Militar, Walder Braga, a credibilidade conquistada junto às instituições de ensino do estado, assim como do governo federal, são uma das ações mais importantes que o Iesp construiu ao longo desses 25 anos de existência.
"O IESP iniciou seus trabalhos em 1999 e, ao longo desses 25 anos, buscamos a integração das forças de segurança pública, por meio da educação e do treinamento dos agentes, o que contribui para o aperfeiçoamento desses profissionais e para a melhoria do bem-estar coletivo. Além disso, em 2014, o IESP se tornou uma instituição de ensino superior, onde promovemos cursos de graduação e pós-graduação, além de programas de serviço social, como nossa escola de karatê, que reúne crianças e jovens e, por meio da arte marcial, ensina valores a eles. Ao longo desses anos, tivemos a participação de agentes municipais, estaduais e federais, o que reforça a confiança no trabalho desenvolvido por aqui", falou.
Um dos agraciados com o diploma de “Amigo do Iesp”, o servidor Jonata Lopes atua há 8 anos no Instituto e fala sobre sua experiência em contribuir com o progresso do Iesp. "É uma grande honra estar aqui, recebendo esta honraria, que é o diploma de Amigo do IESP. Trabalho há 8 anos no setor de informática, seja na abertura de editais ou na atualização do site da instituição. Me sinto grato em contribuir para o andamento não só do instituto, mas também da sociedade, e em fazer parte dessa história tão linda", disse.
Criação- Instituído através da Lei n° 6.257, o Iesp possui gestão acadêmica própria, autonomia didática, científica e disciplinar para formar profissionais por meio de estudo, ensino e aprendizagem, objetivando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes e capacitando agentes para a prestação de serviços de segurança.
Homenagens- Na cerimônia de aniversário, realizada no auditório do Iesp, foram agraciados, com a medalha, assim como com o diploma de “Amigos do Iesp”, os servidores do sistema estadual de Segurança Pública, além de personalidades civis e militares que contribuíram de forma decisiva e relevante para os serviços prestados pelo Iesp.
Mín. 27° Máx. 40°