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Carro voador’ da Embraer já tem 3 mil encomendas; operação para 2026

Recentemente, a agência lançou uma consulta setorial para a apresentação de sugestões e ideias que poderão integrar a certificação dos ‘eVTOLs’

13/03/2024 às 09h58
Por: Redação Fonte: Meio Norte
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Carro voador’ da Embraer já tem 3 mil encomendas; operação para 2026

com quase três mil encomendas e previsão de início de operação para 2026, os veículos aéreos da Embraer, popularmente conhecidos como ‘carros voadores’, estão passando por um processo de regulamentação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável pela supervisão das atividades da aviação civil no Brasil.

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Recentemente, a agência lançou uma consulta setorial para a apresentação de sugestões e ideias que poderão integrar a certificação dos ‘eVTOLs’ (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical) que serão fabricados pela empresa brasileira. O EVE-100, da Eve Air Mobility, uma subsidiária da Embraer focada em mobilidade urbana, será produzido em Taubaté (SP) com o objetivo de tornar os voos urbanos mais acessíveis à população.

Conforme a Anac, a consulta setorial permanecerá aberta até a próxima sexta-feira (15) e está disponível para acesso no site oficial da agência. O objetivo é coletar comentários sobre os critérios de aeronavegabilidade que serão definidos para o modelo da Eve. Ao ser questionada, a agência explicou que está aberta a receber comentários sobre os requisitos que devem ser aplicados ao modelo das aeronaves, incluindo:

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  • peso e centro de gravidade;
  • estruturas utilizadas;
  • características de navegação;
  • contenção contra propagação de incêndios;
  • teste de durabilidade de equipamentos;
  • itens que devem ser incluídos no manual de instalação e operação do motor.

Embraer anuncia parceria com aérea para carro voador operar transporte urbano nos EUA — Foto: Divulgação/Embraer

A partir desta consulta, a Anac irá analisar as informações recebidas e determinar quais podem ser incorporadas no regulamento final utilizado nas certificações. Atualmente, não existe um regulamento específico para os ‘eVTOLs’, dado que este modelo é novo na aviação. Consequentemente, os critérios de aeronavegabilidade adotados para o ‘carro voador’ da Embraer serão baseados nos requisitos estabelecidos nos Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC), conforme explicado pela Anac.

O especialista em aviação, Fernando Capuano, destaca a importância desse tipo de consulta, especialmente porque se trata de uma área nova que ainda não possui uma regulamentação específica para certificações. Em julho do ano passado, a Embraer anunciou que os veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOLs), mais conhecidos como ‘carros voadores’, serão produzidos em Taubaté.

???? COMO SERÃO AS VIAGENS? Eve afirma que os ‘carros voadores’ terão alcance de até 100 km, reduzindo viagens intraurbanas de uma hora para 15 minutos, cobrindo 99% dos trajetos interurbanos. O principal objetivo é tornar os voos urbanos mais acessíveis. Em comparação com helicópteros, os carros voadores terão menor custo operacional, de manutenção e emissão de ruído, além de zero emissão de CO2 por serem veículos elétricos.

???? QUANTO VAI CUSTAR? A Eve estima que o preço das viagens de carro voador será mais próximo ao de uma viagem de carro por aplicativo do que de um voo de helicóptero, que é consideravelmente caro. O objetivo é democratizar os voos urbanos, tornando-os mais acessíveis. Um estudo de operação da empresa sugeriu um preço inicial de R$ 99 para uma viagem entre a Barra da Tijuca e o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Conceito de eVTOL da Eve, empresa da Embraer — Foto: Divulgação/Eve 

???? CAPACIDADE DE OCUPAÇÃO? Os ‘carros voadores’ da empresa terão lugar para quatro passageiros e um piloto.

⚠️ POR QUE É CHAMADO DE CARRO VOADOR? Os eVTOLs, conhecidos como “carros voadores”, visam integrar-se à mobilidade urbana, conectando comunidades do ponto A ao ponto B como o transporte terrestre. A empresa sugere oferecer o serviço através de aplicativos de compartilhamento, permitindo que as pessoas comprem assentos em trajetos específicos operados por terceiros.

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