A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) realizou nesta terça-feira, 10, um city tour com um grupo de 32 alunos do curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em alguns pontos turísticos do Centro Histórico de São Luís.
A vista guiada é uma das etapas das atividades da disciplina de Hospitalidade que tem o intuito de apresentar alguns roteiros turísticos e pontos diferentes de visitação que se destacam dentro do segmento cultural e histórico, gastronômico, hoteleiro e de recepção aos turistas.
Organizado pela coordenação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), o passeio guiado iniciou pelo Teatro Arthur Azevedo, onde os alunos realizaram uma visitação para conhecer um pouco sobre a história e fundação de um dos maiores patrimônios arquitetônicos do Maranhão.
A visitação seguiu para a Praça João Lisboa considerado o mais antigo logradouro da capital e bastante ligado a fatos históricos importantes, como a batalha entre holandeses e portugueses, ocorrida em 1643. Outro ponto de parada foi o restaurante Quintas da Lisboa, localizado em um casarão histórico, em frente à praça João Lisboa, onde o grupo de alunos vivenciou a experiência gastronômica portuguesa e regional oferecida no local.
Depois o passeio seguiu para o Reviver Hostel, situado em um casarão colonial no Centro Histórico. No local, os universitários conheceram as acomodações e a estrutura hoteleira do local.
O passeio guiado finalizou no Centro de Atendimento ao Turista, na Rua da Estrela, um dos mais de dez locais de informações turísticas coordenado pela Setur-MA no estado. No local, os alunos acompanharam de perto o trabalho dos atendentes, além das etapas e os modos de recepção e atendimento aos turistas que procuram por informações turísticas da cidade.
“O city tour é uma forma de proporcionar aos visitantes conhecer a riquíssima história do Maranhão e ressaltar a valorização das tradições e a importância dos pontos turísticos da nossa cidade. Espero que os estudantes, que logo estarão atuando no mercado de trabalho no turismo, tenham aproveitado as visitações, adquirido o aprendizado e vivenciado a experiência da melhor forma”, afirmou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.
A coordenadora do Centro de Atendimento ao Turista, Marília Ribeiro, disse que os passeios guiados são idealizados com o objetivo de proporcionar as melhores experiências possíveis aos visitantes.
“Proporcionar as visitas a esses locais que são parte da nossa história é uma forma de consolidar a cultura maranhense e mostrar o que há de melhor em nossa cidade. O planejamento dos roteiros formatados dentro do city tour são pensados para que os visitantes vivenciem as melhores experiências culturais, arquitetônicas e gastronômicas do nosso estado”, enfatizou a coordenadora.
Para a estudante do primeiro período de Hotelaria, Aniq Amate, a visitação in loco serve para complementar o aprendizado teórico adquirido na universidade, além de contribuir para conhecer mais sobre os roteiros turísticos da cidade. “A visita guiada ajuda os alunos no entendimento dos estudos teóricos que estudamos na universidade. Nós conseguimos entender o que é um turismo de experiência e os potenciais dos roteiros turísticos que nossa cidade tem a proporcionar para os turistas”, explicou a estudante.
A professora da disciplina de Hospitalidade do curso de hotelaria da UFMA, Letycia Cinara, frisou que o city tour irá colaborar para que os alunos tenha um aprendizado importante sobre o tema da disciplina.
“Estou trabalhando em sala de aula com os alunos sobre os variados aspectos da hospitalidade como, por exemplo, a sua implementação no contexto turístico. Nesse sentido, quando resolvemos fazer o city tour, pensamos em roteiros com pontos diferentes de acolhimento que destacassem os aspectos culturais, arquitetônicos e gastronômicos da cidade”, disse a professora.
Mín. 19° Máx. 35°