Nesta quinta-feira (31), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas para 85 cidades do Piauí devido à previsão de chuvas intensas no sudeste e sudoeste piauienses. Os avisos, que foram publicados às 10h, indicam que as condições climáticas adversas se estenderão até às 10h de sexta-feira, 1º de novembro.
De acordo com o INMET, a previsão é de chuvas variando entre 20 e 30 mm/h, com possibilidade de alcançar até 50 mm ao longo do dia. Além das chuvas, rajadas de vento de 40 a 60 km/h também são esperadas, mas com um baixo risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
O Diretor de Prevenção da Defesa Civil do Estado, Werton Costa, explica que o alerta ocorre em razão da recente aproximação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, um canal de umidade que está provocando um aumento das chuvas na região nordeste do Brasil, especialmente na faixa da Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins e Piauí.
Esse canal de umidade, que se origina no Atlântico Sul e se projeta até a Amazônia, já vem atuando por alguns dias, mas sua recente projeção mais ao norte intensificou a ocorrência de chuvas na área.
“A Zona de Convergência do Atlântico Sul é um canal de umidade transversal que geralmente começa ali no Atlântico Sul, adentra na região nordeste pelo sul da Bahia e se projeta até a faixa amazônica. Ele já vem atuando há alguns dias, mas agora está mais projetado para a região norte do país e, por isso, está atingindo a faixa do Matopiba”, explica.
Embora os alertas amarelos para chuva tenham sido emitido para a faixa serradeira do Piauí, Costa ressalta que ainda não se trata de uma consolidação da temporada chuvosa, já que o fenômeno é temporário e não indica um padrão contínuo.
“É importante ressaltar que ainda não estamos diante de uma consolidação da temporada chuvosa; trata-se de um sistema momentâneo e temporário. As chuvas devem se prolongar por mais um ou dois dias de forma pontual, mas isso já indica um cenário positivo para as próximas semanas, quando podemos esperar um aumento na intensidade das chuvas”, acrescenta o climatologista.
Segundo Werton, as chuvas devem ocorrer de forma mais eficaz a partir da segunda semana de novembro. Ele destaca que, conforme o mapa exclusivo do modelo GFS norte-americano, após o dia 7, as precipitações têm a tendência de se espalhar por toda a calha do rio Parnaíba, abrangendo a região conhecida como meio norte e todo o Cerrado piauiense.
O INMET recomenda que a população tome cuidado durante esse período. É importante evitar abrigar-se debaixo de árvores. Além disso, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evite usar aparelhos eletrônicos que estejam conectados à tomada.
Outros cuidados incluem:
Mín. 24° Máx. 41°