Os jovens internos da Unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), em Benevides receberam, na manhã desta sexta-feira (25), 1.000 livros doados pela Cultura Rede de Comunicação. As obras vão atender ao acervo do Espaço de Leitura que funciona na unidade.
Tradicionalmente, a Cultura Rede de Comunicação se faz presente na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, reforçando seu compromisso com o meio ambiente através das ações do projeto de sustentabilidade Cultura Eco. A ação realizada na Feira do Livro busca incentivar a prática da leitura e a preservação do meio ambiente por meio da troca de livros por uma muda de planta. Este ano, o projeto recebeu em torno de 1.700 livros e 1.000 livros foram doados a Fasepa, com classificação etária de 12, 14 e 16 anos.
Presidente da Fasepa, Carlos Rodrigues, Diretores, Darley Barros e Andrei Miranda, Assessores da Fasepa, e a jornalista Vanessa VasconcelosPara um dos socioeducandos que cumpre medida socioeducativa na Unidade de Benevides, a leitura além de ensinar, estimula a criatividade e faz passar o tempo, “A leitura é aprendizado, e essa doação vai incentivar ainda mais minha leitura, quando tô lendo livro, eu não fico pensando besteira, coisas negativas, o tempo passa mais rápido", disse o adolescente de 17 anos.
O objetivo da iniciativa é fomentar a prática de leitura no contexto socioeducativo sendo de extrema importância no processo de reinserção social de adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas, proporcionando reflexões críticas acerca da realidade social, potencializando os aspectos pedagógicos dentro do atendimento socioeducativo.
Segundo a gestora da unidade de Benevides, Ana Valente, os Espaços de Leitura na unidade contribuirão para ampliar as atividades desenvolvidas nas unidades, “esses livros irão nos ajudar muito, será disponibilizado diariamente para os jovens com a intenção de estimular cada vez mais a prática da leitura”, destacou a gestora.
A parceria entre Fasepa e Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), fortalece políticas de acesso à leitura e ao livro, considerando seu caráter humanizado e a construção de uma sociedade justa e igualitária.
Vanessa Vasconcelos, diretora de comunicação e cidadania da Rede Cultura de ComunicaçãoDe acordo com a Diretoria de Comunicação e Cidadania da Rede Cultura, Vanessa Vasconcelos, "A arrecadação desses livros para nós tem sido muito surpreendente, até porque a gente fomenta as pessoas trazerem de casa os livros que estão encostados, e que não tem mais um significado, para ter uma nova formatação, ganhar um novo leitor. A nossa vinda aqui é justamente para atender não só a Fasepa, mas por entender que a literatura transforma vidas, assim como a comunicação também. Quem lê, viaja, quem se envolve com a literatura, se liberta", reforçou a diretora.
As doações de livros também serão feitas para as demais unidades da Fasepa, contribuindo para ampliar as atividades pedagógicas, estimulando a criatividade e o raciocínio dos jovens.
A próxima iniciativa entre as intuições será a execução do projeto “CENAS DE PAZ”, prevista para o planejamento de 2025, no âmbito do Sistema Socioeducativo, ofertando oficinas de corpo e voz, audiovisual, cinematográfica, rádio e web, aproximando a profissão da comunicação para os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)
Mín. 24° Máx. 41°