As cidades do Piauí
Na lista das cidades que mais receberam emendas pix, segundo informa o Estadão, três ficam no Piauí: Caridade do Piauí, com 31,262 milhões; Barra dAlcantara com 23,195 milhões; e Floresta do Piauí, com R$ 14,903 milhões.
Cidades opacas
A primeira cidade da lista, Caridade, tem portal da transparência, mas não há nele dados sobre os recursos das emendas parlamentares.
A mesma situação se repete em Barra D’Alcantara e Floresta do Piauí, em que os postais de transparência não discriminam os recursos das emendas.
Cadê as obras?
O que impressiona são os valores (altíssimos, injustificáveis) que cada cidade recebe.
E não se vê nada que possa ter sido construído que justifique. Aliás, tais obras nem aparecem.
Vida boa
Agora, não perguntem como vão ou andam quem destinou e quem recebeu tais emendas.
Eles vão muito bem, obrigado. Basta ver em que andam e onde moram, em Teresina.
Ironia
Ironia do destino pesada é o fato de haver no Brasil uma cidade chamada Lavanderia, no Estado de Tocantins, e ter sido ela uma cidade favorecida com R$11,147 milhões em emendas pix.
Sem transparência
A informação sobre essa irônica condição está no portal do Estadão, que neste domingo diz ser inexistente a transparência em 80% de cidades que mais recebem verbas através dessas emendas pix em 2023.
Segundo o Estadão, entre as 30 prefeituras que devem ser auditadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) a pedido do ministro Flávio Dino (STF), somente seis – 20% - têm algum dado sobre como são aplicadas as emendas parlamentares recebidas.
Mín. 20° Máx. 36°