A Coligação União, Trabalho e Progresso formada pelos partidos PP, PSD, PDT e Rede de Valença do Piauí acionou a 18ª Zona Eleitoral pedindo a impugnação de todos os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores por conta de supostas irregularidades nos diretórios da Federação do Partido dos Trabalhadores e do MDB.
“Os partidos da Coligação Federação do PT e MDB estão com graves irregularidades fiscais que comprometem e impossibilitam sua participação no pleito de 2024, ou seja, não podem lançar candidatos a prefeito, vice e vereador nestas eleições”, argumenta o advogado Dr. Luis Francivando, que também falou.
“A situação é vista como grave, pois os partidos não podem, fazer convenções, receber Fundo Eleitoral, prestar contas de forma parcial e total e lançarem candidaturas por comprometer a lisura, transparência e fiscalização do pleito”, disse o advogado, que citou os pontos.
“Existe ausência de prestação de contas do PT, bem como ausência de regularização dos partidos que compõem a federação PC do B e PV, bem como problemas fiscais do MDB, pois a sua representatividade fiscal é feita por pessoa alheia ao partido, sendo que o partido prejudica a lisura, transparência e fiscalização do pleito estando impossibilitado de prestar contas parcial e final, receber recursos, bem como lançar candidaturas”, disse o advogado.
Os pedidos de impugnação das 19 pré-campanhas, sendo dois majoritários e 17 proporcionais foi protocolada na Justiça Eleitoral e seguirá seus trâmites ouvindo as partes, o Ministério Público Eleitoral para uma posterior decisão.
Mín. 20° Máx. 36°