O prefeito de Madeiro do Piauí, Pedro Filho (MDB), foi vítima de um atentado, na noite de segunda-feira (13), no povoado Furnas, cerca de 12 km do Centro do Município. Pelo menos três homens armados teriam efetuado disparos de arma de fogo contra o prefeito, durante uma reunião com vereadores da base aliada.
O fato aconteceu na casa do gestor. O encontro tinha a finalidade de acertar os detalhes para o início da campanha eleitoral. No decorrer da reunião, o chefe de gabinete do prefeito, Luís Elvira, teria chamado o prefeito para uma conversa em particular.
“Quando a gente desceu para conversar, eles atiraram e pegou em uma mureta. Corremos para dentro de casa, chegaram os seguranças para revidar e os homens caíram no mato”, relatou o chefe de gabinete em entrevista ao Portal ClubeNews, nesta terça-feira (13).
Os dois conseguiram fugir em direção à casa e não ficaram feridos. Durante a fuga, o prefeito escorregou e caiu. Segundo o chefe de gabinete, o gestor teve escoriações leves.
A Polícia Militar da cidade de Joca Marques (PI) foi acionada ao local e fez a guarnição do perímetro. Os militares fizeram rondas, na tentativa de localizar os suspeitos, mas ninguém foi encontrado.
O prefeito Pedro Filho realizou um boletim de ocorrência ainda na noite de segunda-feira. Segundo Luís Elvira, a equipe não tem ideia da real motivação do crime.
“A polícia foi acionada no momento, com o sargento Gomes e o efetivo de Joca Marques. Fizeram uma varredura, mas não encontraram ninguém e viemos para a cidade. A gente não tem ideia (do que poderia ter acontecido). É uma situação muito minuciosa”, afirmou.
Investigação
Por meio de nota, o prefeito Pedro Filho disse ter sido “alvo de uma tentativa de homicídio” e afirmou que a polícia tomará as providências cabíveis para solucionar o caso. Um reforço policial será encaminhado ao município.
“Desejo assegurar a todos que a polícia já está tomando todas as providências necessárias. Reforços estão sendo enviados para Madeiro, e estamos comprometidos em garantir a segurança e a tranquilidade de todos os cidadãos”, pontuou.
Crime recorrente
Pedro Filho assumiu a Prefeitura de Madeiro, em 1° de dezembro de 2021, após o assassinato do prefeito José Ribamar de Araújo Filho, o Zé Filho (Progressistas). Ele foi morto a tiros, no dia 28 de novembro, em um campo de futebol da cidade.
O acusado pelo crime é um familiar do prefeito, identificado como Felipe Anderson. Ele passou por audiência de instrução e julgamento no dia 12 de abril de 2022.
A perícia constatou três disparos na cabeça e na região do tórax. Centenas de moradores acompanharam o velório do prefeito.
O gestor chegou a ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ser encaminhado ao hospital na cidade de Luzilândia, mas não sobreviveu aos ferimentos.
CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:
Na noite de ontem (12/08), enquanto participava de uma reunião com os pré-candidatos do nosso grupo em minha residência na localidade Furnas, fui alvo de uma tentativa de homicídio, com disparos de arma de fogo. Apesar do caos e do grande susto, estamos bem e seguros.
Quero expressar minha profunda gratidão a todos que enviaram mensagens de apoio, compartilharam suas orações e demonstraram solidariedade. Em momentos difíceis como este, a força e a união da nossa cidade se tornam ainda mais evidentes.
Desejo assegurar a todos que a polícia já está tomando todas as providências necessárias. Reforços estão sendo enviados para Madeiro, e estamos comprometidos em garantir a segurança e a tranquilidade de todos os cidadãos.
Este incidente não ficará sem resposta, e confio que a justiça será feita. Meu compromisso com o bem-estar da nossa cidade permanece inabalável, e continuaremos a trabalhar juntos para enfrentar e superar quaisquer desafios.
Agradeço novamente pelo apoio contínuo de cada um de vocês.
Mín. 20° Máx. 36°