O Flamengo buscou a virada e venceu o Criciúma por 2 a 1 neste domingo (21) no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O jogo é válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Pedro fez o gol do empate e Gabigol virou de pênalti. O zagueiro Rodrigo fez para o time catarinense no primeiro tempo.
A penalidade foi marcada em um lance inusitado. O Flamengo estava no campo de ataque e uma segunda bola foi atirada em campo pela torcida. Barreto, do Criciúma, chutou a bola extra e a arbitragem sinalizou o pênalti.
A equipe rubro-negra soma 34 pontos na 2ª colocação da tabela. O Criciúma tem 17, no 14º lugar, podendo ser ultrapassado ainda nesta rodada.
O Fla volta a entrar em campo na quarta (24), contra o Vitória, em Salvador. O Tigre joga no mesmo dia, em casa, contra o Fortaleza.
Como foi o jogo
Titulares voltam, mas ataque deixa a desejar. Com Arrascaeta e De La Cruz de volta, o Flamengo pressionou os adversários durante praticamente todo o primeiro tempo. O camisa 18 brilhou em duas jogadas que poderiam ter terminado em gols, mas que nem se transformaram em finalizações certas no alvo.
O Criciúma se mostrou mais eficiência e organizado, o Tigre saiu em contra-ataque e foi assim que chegou ao gol em jogada de bola parada com o zagueiro Rodrigo. Antes, Fellipe Matheus já havia assustado em chute bem defendido por Rossi.
Arrascaeta criou jogada que terminou em pênalti e poderia colocar o Flamengo de volta no jogo ainda no começo da segunda etapa. Depois da bola isolada no primeiro tempo, o centroavante agora bateu fraco e desperdiçou a penalidade.
O gramado do Mané Garrincha parecia ter falhas e pode ter dificultado o jogo dos flamenguistas. Alguns minutos depois, Pedro empatou após ótimo passe de Arrascaeta.
Contando com sorte e insistência, o Fla chegou ao ataque e teve a segunda chance de marcar de pênalti quando Barreto tentou tirar uma bola extra do campo, mas acabou cometendo penalidade por erro técnico.
O lance gerou confusão porque muitos jogadores não tinham conhecimento da regra. O camisa 99, que entrou no lugar de Gerson no segundo tempo, fez uma cobrança perfeita para deixar o Flamengo na frente.
Lances de destaque
Imagem assusta. Logo aos 3 minutos de bola rolando, Gerson acertou o cotovelo no rosto de Trauco. O jogador do Criciúma abriu um corte no supercílio e derramou bastante sangue, mas voltou para o jogo com curativo.
Primeira finalização. O Fla criou a primeira grande jogada aos 14 minutos. De La Cruz levou pela esquerda e passou para Ayrton Lucas, que cruzou rasteiro para a área. Pedro chegou em velocidade para finalizar, mas pegou mal e isolou por cima do gol.
Faltou muito pouco! Aos 17 minutos, mais uma vez De La Cruz acha bom passe pela esquerda, agora para Everton Cebolinha. O atacante rabiscou na área e cruzou fechado. Gerson apareceu para finalizar, mas não alcançou a bola por alguns centímetros.
Chegou o Criciúma. Fellipe Matheus aproveitou contra-ataque para dominar pelo lado esquerdo e experimentar finalização perto da área. A bola pegou efeito e tinha direção certa no ângulo, mas Rossi espalmou e tirou para escanteio.
0x1. O time catarinense abre o placar aos 34 minutos. Após falta no campo de ataque do Criciúma, Trauco lançou bola cruzada na segunda trave.
Allano cabeceou para o meio e Rodrigo acertou bom chute de direita em cima de Rossi. No rebote, o próprio Rodrigo apareceu para finalizar, dessa vez de canhota e para a rede.
Pênalti! Aos 14 minutos do segundo tempo, Arrascaeta infiltrou a área e foi derrubado após toque de Rodrigo. O juiz mandou seguir, mas o VAR chamou para revisão e a penalidade foi marcada.
Defendeu, Gustavo! Pedro pegou a bola aos 19 minutos para realizar a cobrança. O camisa 9 não colocou força e chutou rasteiro do lado esquerdo do goleiro, que caiu para o lado certo e defendeu. A jogada terminou em escanteio.
Não entra. Logo após a cobrança de pênalti, Arrascaeta bateu escanteio e Pulgar acertou um chute perigoso em direção ao gol, explodindo no travessão. O goleiro Gustavo ainda fez ótima defesa na sequência após tentativa de Léo Pereira.
1×1. Aos 31 minutos, Arrascaeta deu passe para Pedro dentro da área. Dessa vez, o centroavante acertou o canto e deixou a bola no fundo do gol.
Pênalti! Por falta técnica de Barreto, a arbitragem marca penalidade para o Flamengo. O jogador do Criciúma chutou uma segunda bola que foi atirada na área pela torcida.
2×1. Gabigol chamou a responsabilidade e não desperdiçou. O jogador bateu com categoria no canto esquerdo, deslocando Gustavo para o outro lado.
Mín. 24° Máx. 41°